Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)

O Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências tem em vista melhorar os níveis de certificação escolar dos adultos maiores de 18 anos de idade que não possuam o nível básico ou secundário de escolaridade, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.

O Sistema desenvolve-se através de um processo que decorrerá num Centro de Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), com o apoio de profissionais especializados.

  • A quem se destina o RVCC?

Poderá aceder ao nível básico de educação (4º, 6º ou 9º ano de escolaridade) se:
– Tiver 18 anos ou mais de idade;
– Adquiriu conhecimentos e competências através da sua experiência de vida;
– Não frequentou ou concluiu o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade.

Poder aceder ao nível secundário de educação (12º ano de escolaridade) se:
– Tiver 18 anos ou mais de idade;
– Adquiriu conhecimentos e competências através da sua experiência de vida;
– Não frequentou ou concluiu o nível secundário de educação;
– Frequentou há mais de três anos o nível secundário de educação, sem o concluir;
– Dispõe no mínimo de três anos de experiência profissional.

  • Como se processa?

Através do levantamento, validação e certificação de competências, desenvolvido por equipas especializadas e reconhecidas para o efeito nas áreas de Linguagem e Comunicação (Português), Cidadania e Empregabilidade, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Matemática, para o nível básico de educação (4º, 6º e 9º ano); e nas áreas de Cidadania e Profissionalidade, Sociedade, Tecnologia e Ciência e Cultura, Língua e Comunicação, para o nível secundário.

  • Qual o objectivo?

Este sistema dá-lhe a possibilidade de reconhecer, validar e certificar os seus conhecimentos e as competências resultantes da experiência que adquiriu em diferentes contextos ao longo da tua vida. A certificação obtida através do sistema permite não só a sua valorização pessoal, social e profissional, mas também o prosseguimento de estudos/formação.

  • Qual a certificação?

O Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências confere-lhe uma certificação de nível básico (certificado do 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico e diploma do ensino básico) ou de nível secundário (certificado e diploma do nível secundário de educação).

Estes documentos são emitidos por um estabelecimento de ensino público ou privado com autonomia pedagógica ou por um centro de formação profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Se desejar, pode prosseguir estudos para outros níveis de educação/formação.

  • Onde?

O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências decorrerá nos Centros de Qualificação e Ensino Profissional que poderão funcionar em:

– Estabelecimentos dos ensinos básico e secundário;
– Centros de Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP);
– Outras entidades formadoras acreditadas.

  • Quanto tempo demora o processo?

O processo de reconhecimento e certificação de competências pode decorrer num período mínimo de dois meses ou demorar vários meses, dependendo da sua disponibilidade para os atendimentos e para o desenvolvimento dos trabalhos necessários à aferição das tuas competências.

  • Onde obter mais informações?

De momento estes centros ainda não estão em funcionamento, mas está prevista a sua abertura para Setembro de 2013.